Telefone: (11) 5021-7077

Reciclagem eletrônica

A reciclagem consiste em separar os materiais que compõem um objeto e prepará-los para serem usados novamente como matéria-prima dentro do processo industrial. Nem sempre a reciclagem se destina à reinserção dentro do mesmo ciclo produtivo: um computador reciclado pode gerar materiais que vão ser utilizados em outras indústrias.
 
Processo de Separação: Os plásticos vão para empresas recicladoras, os tubos dos monitores são cortados em via úmida e geram óxidos metálicos, as placas passam por moagem e separação química e depois banho e separação interna para retirar os metais que estão agregados na matéria-prima. Todo o processo é químico. Após o reprocessamento dos resíduos tecnológicos, são obtidos sais e óxidos metálicos que serão utilizados nas indústrias de colorifício, cerâmicas, refratárias e indústrias químicas.

Reutilização de sucatas eletrônicas

A preocupação está crescendo entre governos do mundo todo em relação ao lixo eletrônico - velhos computadores, televisores, telefones celulares, equipamentos de áudio, baterias etc. - liberando substâncias como o chumbo, que podem atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras.Um único monitor colorido de computador ou televisor pode conter até três quilos e meio de chumbo. Nos Estados Unidos, país para o qual as estatísticas são mais precisas, estima-se que 12 toneladas do chamado e-lixo cheguem anualmente aos aterros sanitários.
A preocupação atingiu tal nível que alguns países europeus estão forçando os fabricantes a pegar de volta os equipamentos eletrônicos descartados pelos usuários. Um estudo em andamento no Georgia Institute of Technology (Estados Unidos) poderá oferecer um modelo para outros estados e países. Os pesquisadores desenvolveram um sistema de "produção reversa" que cria uma infra-estrutura para a recuperação e reutilização de cada material contido no lixo eletrônico: metais como cobre, chumbo, alumínio e ouro, além de plásticos e vidros. Esse circuito fechado de fabricação e recuperação oferece uma situação do tipo "ganha-ganha" para todos os envolvidos, afirmam os pesquisadores. Haverá menor pressão para a mineração de mais matéria-prima da Terra e a água potável estará melhor protegida.

voltar
 

Certificados

Parceiros

Lorene
Lorene
© 2013 . LAC Gerenciamento de Sucatas . Todos os direitos reservados.